Soneto O AMIGO E A NATUREZA DA AMIZADE

Wéverton Rodrigues
1,6K Visualizações
Soneto O AMIGO E A NATUREZA DA AMIZADE

Abaixo, leia o SONETO “O AMIGO E A NATUREZA DA AMIZADE”, escrito por Wéverton Rodrigues que reflete um pouco acerca da natureza da amizade e da importância de se ter um amigo.

O AMIGO E A NATUREZA DA AMIZADE

Diz a lenda: ter amigo é como ter irmão,
Saber um ombro em que possa chorar;
Amigo é ter porto de riso onde ancorar
Quando os dias são destinos de solidão.

Ter amigo é ser corrigido pelo sermão,
Ouvir verdades nuas e cruas, é lamentar
Más decisões que servem pra orientar
Quando a vida está indo na contramão.

É como o pássaro que descobre a asa
E também como o telhado d’uma casa
Em proteção de afeto, morada e amor.

Amigo acolhe em dias frios de inverno,
Envolve com o abraço leal e materno
A fim de amparar do medo e do temor.
(Wéverton Rodrigues, 2023)

Quando se comemora o Dia do Amigo?

No Brasil, o Dia do Amigo, que não é instituído por lei, é oficialmente comemorado no dia 20 de julho. Apesar disso, existe também o costume popular de se atribuir a celebração fraterna entre duas pessoas no dia 18 de abril.

Remontando às origens do surgimento da data, atribuiu-se o Dia da Amizade ao primeiro domingo de agosto no século XXI, sobretudo pela adoção dos Estados Unidos e alguns países da Ásia. Neste dia, era comum a entrega de cartões e presentes entre amigos, com direito a celebrações. Países da América do Sul e Europa também adotaram o costume, embora em datas distintas.

Em 2011, mais precisamente no dia 27 de abril, a pertinência e a importância da amizade foi reconhecida como sentimento nobre e valioso para a vida humana na sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, no tratamento da “Cultura de paz”. A partir disso, o Dia Internacional da Amizade foi proposto por 43 países, incluindo o Brasil, e designado como 30 de julho. A data escolhida tinha relação com a Cruzada Mundial da Amizade.

Mas foi na Argentina que o 20 de julho passou a ser atribuído do Dia do Amigo. Isso porque Enrique Ernesto Febbraro, professor, médico e membro do Rotary Club de San Cristóbal, realizou o ato simbólico de enviar quase quatro mil cartas para diversos países e idiomas em homenagem ao fato de o homem ter chegado à lua em 20 de julho de 1969. O objetivo do argentino era instituir o Dia do Amigo naquele mesmo dia, uma vez que, segundo Febbraro, a chegada do homem à lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

Artigos Literários

Deixar Comentário